Como acabar com a insônia na menopausa? Saiba o que fazer

A tendência à insônia na menopausa aumenta na fase do climatério por causa do desequilíbrio hormonal e da queda na produção de estrogênios, que são hormônios associados com a regulação do sono da mulher. As ondas de calor e suores que acompanham o desequilíbrio hormonal também podem ocorrer à noite e perturbar o sono.
É importante estar atento à frequência desses episódios para que a insônia eventual não se transforme em crônica. A higiene do sono na transição para a menopausa tem um papel importante neste sentido, bem como os exercícios físicos.
A insônia aumenta naturalmente com a idade e, nas mulheres, especialmente na fase do climatério, em que o desequilíbrio hormonal as tornam vulneráveis à depressão, além de mais sujeitas aos suores e fogachos bem como a problemas urinários.
Técnicas de relaxamento, meditação e yoga ou a prática diária de exercícios físicos são fundamentais para prevenir as alterações de humor e promover o bem-estar e o sono. Os casos de ansiedade leve, típicos do climatério, que dificultam pegar no sono podem ainda ser resolvidos com o uso de calmantes naturais.
A higiene do sono deve ser incorporada à rotina diária, independente de qual seja a opção de tratamento. É uma terapia sem medicação que vale para todas as pessoas:

• Prefira pratos leves, de fácil digestão;
•Evite atividade física depois das seis da tarde. O exercício depois desse horário desregula o relógio biológico;
• Faça a última refeição até oito horas da noite;
• Pessoas mais notívagas devem deixar a casa ou o ambiente onde estiver na penumbra, pois a luz reduzida avisa o cérebro para secretar melatonina, o hormônio do sono;
• Dedique-se a atividades agradáveis como ouvir música ou ver um programa na TV, mas fora do quarto de dormir;
• Procure relaxar o corpo em uma poltrona confortável enquanto o sono não vem, vestida com roupa de dormir. Mas só vá para a cama quando tiver sono, realmente. 

 

FALE CONOSCO

Entraremos em contato o mais breve possível.

Enviando

©2019 Desenvolvido por Agente 2741

× Olá, posso ajudar ?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?