Diabetes Gestacional

A diabetes gestacional é uma condição caracterizada por hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue) que é reconhecida pela primeira vez durante a gravidez. A condição ocorre em aproximadamente 4% de todas as gestações.

Geralmente, a diabetes gestacional se cura logo após o parto. Mas se você teve diabetes gestacional, você está em risco para o diabetes tipo 2. Dessa forma, é importante manter os cuidados e acompanhamento médico mesmo após ter o bebê.

Não se sabem ao certo porque a diabetes gestacional se desenvolve. Sabe-se que a diabetes normal acontece quando o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

Durante a gravidez, a placenta, que liga o seu bebê para seu suprimento de sangue, produz altos níveis de vários hormônios. Quase todos eles prejudicam a ação da insulina nas células, aumentando o nível de açúcar no sangue. Dessa forma, uma elevação modesta de açúcar no sangue após as refeições é normal durante a gravidez.

Conforme seu bebê cresce, a placenta produz mais e mais hormônios que atuam no bloqueio de insulina. Na diabetes gestacional, os hormônios placentários provocam um aumento do açúcar no sangue em um nível que pode afetar o crescimento e o bem-estar do bebê. A diabetes gestacional geralmente se desenvolve a partir do 3º mês de gravidez.

Qualquer mulher pode desenvolver diabetes gestacional, mas algumas mulheres estão em maior risco. Gestantes com idade acima dos 25 anos, com ganho excessivo de peso na gestação e das etnias negra, hispânica e indígena, estão mais predispostas a desenvolver a doença.

Faça seu pré-natal direitinho e a qualquer sintoma siga às orientações do seu obstetra. Ele/a saberá como te auxiliar a ter uma gestação tranquila e segura! 

FALE CONOSCO

Entraremos em contato o mais breve possível.

Enviando

©2018 Desenvolvido por Agente 2741

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?