Cuidados em usuárias do DIU

O dispositivo intrauterino, mais conhecido pela sigla DIU, é o método contraceptivo de longa duração em que um pequeno objeto em formato de T é instalado no útero para evitar uma gestação indesejada.
Com poucos efeitos colaterais, o método em geral é desprovido de ação sistêmica e é muito bem tolerado pelas mulheres.

Todavia, uma recente notícia dá conta de uma mulher que teve o deslocamento do DIU, pois esse teria perfurado o útero dela e foi se alojar na parte anterior ao ânus. Algo que só foi diagnosticado por um acaso, 5 anos depois, durante um exame de colonoscopia. Felizmente, sem um desfecho mais trágico.

Segundo os estudiosos, essa não é uma ocorrência frequente, mas pode acontecer. Por este motivo, a recomendação é que seja realizada a avaliação periódica do DIU, para confirmar que o mesmo se mantenha no local adequadamente. Após a inserção do DIU, recomenda-se consulta de revisão entre 30 a 45 dias.

Neste momento, é avaliada a presença de infecções, padrão de sangramento, avaliação da satisfação da mulher e parceiro. Após este período, o ideal é manter uma consulta anual. O DIU pode ser inserido em qualquer dia do ciclo menstrual, desde que excluída gravidez.

Em usuárias de DIU que desejam substituí-lo, a remoção do antigo e inserção do novo pode ser efetuada em qualquer dia do ciclo‼

FALE CONOSCO

Entraremos em contato o mais breve possível.

Enviando

©2019 Desenvolvido por Agente 2741

× Olá, posso ajudar ?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?