Como limpar o umbigo do bebê


Logo após o parto, o cordão umbilical é pinçado e cortado pelo obstetra, ainda na sala de parto. Uma parte de aproximadamente 3 centímetros permanece na criança e é chamada de coto umbilical. Ainda na sala de parto, o neonatologista e a enfermeira avaliam o bebê, dão conta dos cuidados iniciais e colocam um clamp (uma espécie de grampo) no coto umbilical.
Nas primeiras horas de vida do bebê, o coto umbilical tem aspecto gelatinoso, amolecido e de cor branca-azulada. Depois, com o processo de ressecamento, o coto torna-se gradativamente escuro e seco.
Em geral, o processo leva de 7 a 15 dias de vida. E também é normal que ocorra um pequeno sangramento, seguido da queda do coto umbilical.
????Os cuidados com o coto realizados no hospital devem continuar em casa, até a queda do coto. Deixe a caixa de cotonete e o frasco de álcool a 70% próximos ao pacote de fraldas. Isso ajuda a lembrá-la de realizar o procedimento a cada troca.
A orientação é proteger o coto umbilical por dentro da fralda e não apertar para fechá-la. Pode ser usado qualquer tipo de roupinha, de acordo com a estação climática. 
No banho, a região deve ser lavada com água e sabonete líquido neutro. Em seguida, seque delicadamente. É recomendado aplicar um antisséptico local como, por exemplo, álcool a 70%, para evitar infecção. E não se preocupe: essa limpeza não é dolorosa, mas alguns bebês não gostam por conta do líquido frio.
Informação nunca é demais. Acesse o nosso site (bio) e fique por dentro!

FALE CONOSCO

Entraremos em contato o mais breve possível.

Enviando

©2019 Desenvolvido por Agente 2741

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?