Alguns alimentos devem ser evitados na gravidez

A alimentação durante a gestação é muito importante, sendo previstas alterações na dieta como parte da assistência pré-natal, principalmente em razão das necessidades aumentadas para prevenção de doenças, como a diabetes. No entanto, a cultura alimentar também se faz presente, frequentemente, a partir de crenças, prescrições e interdições. Daí o fato de se perpetuar crenças como a de que o consumo de canela por exemplo, possa ser abortivo, quando não há nenhuma evidência científica a respeito. Outra crença infundada é a de que o consumo de cerveja preta aumenta a produção de leite, sem qualquer fundamento, pois o fato é que o álcool deve ser evitado nesta fase.
Mesmo que durante a gravidez as mulheres estejam cercadas pelo discurso médico no pré-natal, as crenças, os valores, os gostos, as prescrições dos parentes e amigos continuam a agir como fortes referenciais. Muito cuidado com as dicas das “comadres”.
Durante o período da gestação, o que as futuras mamães mais escutam são as recomendações sobre a alimentação. Há alguns alimentos que realmente devem ser evitados pela gestante, mas existem aqueles mitos que são passados por gerações.
Diversos alimentos podem prejudicar o desenvolvimento do bebê e a saúde da gravidez. Além das substâncias tóxicas como o álcool e o excesso de açúcar, segue alguns alimentos a se evitarem, tais como:
– Peixes crus, frutas e legumes mal lavados, podem estar contaminados com micro-organismos que podem afetar o bebê.
– Carnes mal passadas e laticínios não pasteurizados; frios embutidos (salsicha, salame, mortadela) e alimentos enlatados sem fervura.
-No caso dos frutos do mar, uma intoxicação alimentar causada por eles pode ser muito séria na gestante. Sem contar o risco de uma crise alérgica.
-Alguns tipos de carnes mal passadas podem transmitir a toxoplasmose para a gestante, doença que pode causar malformação no bebê se adquirida durante a gestação.
-Alimentos em conserva correm risco de conter a bactéria do botulismo, a exemplo do palmito e cebolinhas em conserva. Se consumir que seja após ferver por pelo menos 5 minutos.

FALE CONOSCO

Entraremos em contato o mais breve possível.

Enviando

©2018 Desenvolvido por Agente 2741

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?